A minha rotina capilar!

Olá meninas lindas tudo bem?
Como correu o vosso fim de semana?

O post de hoje vai ser sobre um assunto que já tinha pensado fazer a algum tempo e depois de uma menina me ter feito umas perguntas sobre cabelo então decidi fazer este post sobre a minha rotina relativamente aos meus cuidados capilares, quais as mudanças que fiz e os resultados que tenho obtido.
Como já devem ter percebido adoro mudar de visual e quem sofre é o meu cabelo, já fiz ondulações, descolorações e também colorações. com toda esta agressão ao cabelo ele estava a ficar muito fraco e estragado, ele parecia que já nem crescia, isto porque, como estava tão danificado ele crescia na raiz e partia nas pontas, logo ficava sempre a mesma coisa.
Depois de alguma pesquisa, algumas dicas de amigos e profissionais, comecei a cuidar mais do meu cabelo e tenho notado mesmo muito a diferença, por isso vou partilhar convosco a rotina que tenho feito ao cabelo e os produtos que tenho usado :)

Produtos que tenho usado





Rotina

1º Tirar a sujidade do cabelo



Eu antes usava apenas champos de tratamento, os chamados champos normais de cor branca/opaca ou perolados, no entanto como o nome indica são champos de tratamento e não são tão eficazes no que diz respeito na limpeza profunda.
O mais indicado é começarmos a lavagem do cabelo com um champô neutro ou indicado para limpeza profunda como é o caso do Pré Champô de argila do O Boticário que remove a oleosidade e as impurezas do couro cabeludo. O pré champô  esfolia o couro cabeludo, promovendo uma limpeza profunda, sem interferir com processos químicos como colorações e alisamentos.
Este pré champô é excelente deixa o couro cabeludo bem sequinho, livre de oleosidade e de descamações.



2º Aplicar Champo de Tratamento



(erro: eu tenho o champô e o condicionador desta linha e em vez de tirar foto ao champô tirei ao condicionador sorry)

Agora que o cabelo está limpo, está preparado para receber um champô de tratamento, eu tenho usado é o Elvive Arginina Resist X3 Fortificante. 
Como o nome indica ele é um fortificante, sinceramente não vos sei dizer se o meu cabelo melhorou pelo champô ou por toda a mudança que fiz na minha rotina, mas que gosto muito dele isso sem duvida.



3º Aplicação de Mascara


Eu antes cometia um grande erro que era aplicar a mascara depois do condicionador, está errado porque, o champô abre a cutícula do cabelo e o condicionador tem a função de fechar a cutícula e amaciar o cabelo, então com a cutícula fechada a penetração dos agentes de nutrição e hidratação vão ser muito pequenos. Então o lógico é lavar o cabelo, enquanto a cutícula está aberta aplicar a mascara e só depois o condicionador.
Este passo faço apenas 1x por semana e deixo actuar pelo menos de 5 a 10 min.
A mascara que estou a usar no momento é a Profissional da Wella Brilliance para cabelos pintados, como tenho o cabelo pintado achei por bem usar pelo menos um produto para cabelos pintados, esta mascara é também maravilhosa!

DICA: Isto eu ouvi numa formação de cabeleireiros e então desde ai faço sempre isso, antes de aplicar a mascara eu seco bem o cabelo com a toalha e só depois aplico a mascara, isto porque, o que adianta ter a cutícula aberta se o fio de cabelo está saturado de água? A penetração da mascara não será muito elevada, então o melhor é secar bem o cabelo, tirar todo o excesso de água e ai sim aplicar a mascara. O cabelo irá ficar muito mais hidratado e nutrido, vocês vão notar muito a diferença, é mesmo visível logo na primeira experiência!


4º Aplicação do Condicionador


Eu aplico o condicionador quase da mesma forma que a mascara, mas atenção o condicionador não substitui a mascara tem funções diferentes, eu seco o cabelo com a toalha e só depois é que aplico o condicionador para que a sua acção seja maior.
É fundamental usarem condicionador em todas as lavagens, para que a cuticula do cabelo feche, fique mais flexível e macio.
Neste momento estou a usar o novo condicionador Liso Keratina, ele é simplesmente maravilhosos, é o meu condicionador preferido do momento e vou usa-lo muitoooo. Este condicionador conferem uma suavidade tal ao cabelo que vocês não fazem noção e sem o deixar melado, quanto ao deixar-me o cabelo mais liso não sei até que ponto isso é verdade, mas como fica tão macio, fofo e suave que torna-se muito, mas muito mais fácil alisa-lo.


5º Aplicação de um óleo de hidratação ou finalizante


Gosto sempre de aplicar um finalizante, sobretudo porque gosto de secar o cabelo com o secador e a maioria deles além de hidratarem, darem mais brilho ao cabelo, também tem a função de protectores térmicos.
Eu estou a usar o Óleo Extraordinario Elvive, recebi-o para testar do site Trnd (para quem não sabe é um site em que podemos servir de "cobaias" para testar novos produtos que são lançados no mercado) e desde ai nunca mais o larguei, gosto tanto de como fica o meu cabelo com este óleo! Apesar de ser óleo se usado com moderação não deixa o cabelo oleoso e olhem que eu tenho o cabelo com tendência a oleoso!



6º Brilho


Este passo é opcional, como este post é com a minha rotina e eu tenho usado muito este produto não o podia deixar de fora!
Tenho usado o Daily Shine Advance Techniques da AVON (podem compra-lo aqui com a Sucesso Avon) que tem me deixa o cabelo tão brilhante e bonito que é difícil de resistir, por norma uso-o depois de esticar o cabelo, mas cuidado é preciso ter muito mão leve neste produto, caso contrario o cabelo irá ficar todo oleoso.
Apesar de ter vaporizador eu prefiro colocar um pouco na mão e passa-lo pelo cabelo.


6º Creme para pentear

Já devem ter reparado que há dois 6º não é? Quando quero fazer caracóis em vez de usar o produto de brilho aplico o creme de pentear da Elvive Caracóis de Cologenio. Este produto deixa os meus caracóis hidratados, definidos e controlados durante todo o dia. 



E é esta a minha rotina de cabelo!
Como já disse em cima o meu cabelo está 10x melhor desde que comecei a tratar dele, está mais hidratado, suave, menos quebradiço e as pontas já não espigam tanto.
Espero que com este post ajude algumas meninas que tenham o mesmo problema que o meu e que os vossos cabelos melhorem como o meu melhorou!
Para quem acha que só esta rotina não chega porque o cabelo não cresce ou está muito fraco, eu aconselho a loção e capsulas Pil Food, eu já usei e notei muita diferença, deixa o cabelo mais forte e acelera o crescimento, convém é fazer o tratamento direitinho. Este produto pode ser comprado em qualquer farmácia.


E vocês costumam ter uma rotina defendia com os vossos cabelos?
O que acharam desta?






Beijos


Alexandra Santos



15 comentários:

  1. Eu tenho ...
    Primeiro faço como tu ...
    1 - shampo para purificar
    2 - shampo normal
    3- amaciador

    A mascara uso apenas uma x por semana ( nao tenho necessidade de mais porque o meu cabelo esta super bem tratado ! )
    Alterno entre amaciador liquido , e outro em spray , porque nao danifica tanto o cabelo assim .
    Por vezes uso oleo pra nutrir , uso um spray termico para a chapinha , um serum de pontas , e uns cremes alisantes ( muito raro ) ...
    Tenho tambem um spray ( ampolas em spray ) para fortalecer o cabelito ....
    E pronto ... nao e rotina , mas e assim que mantenho o cabelo saudavel , brilhante e muito macio ! :D

    ResponderEliminar
  2. Aos poucos e poucos recuperas o teu cabelito :D

    Agora deixa-me comentar ... sempre que puderes , deixa o cabelo secar naturalmente.

    Essa da toalha eu tbm faço :P tbm ja tinha ouvido ma vez na urban trend. Mas como sou preguiçosa , o que faço é escorrer o cabelo umas 5x com as maos .


    Quanto ao oleo da L'oreal , ja experimentas-te mistura-lo na mascara? um pumpzito faz muito bem .


    bjo

    ResponderEliminar
  3. olha eu uso mais ou menos como tu, nao são é os mesmos produtos, excepto o shampo fortificante, mas tambem notei imensas diferenças :)

    ResponderEliminar
  4. acho que tratas imensamente bem o teu cabelo. eu faço metade do tratamento que apresentaste

    ResponderEliminar
  5. Normalmente uso mais essa rotina fim de semana apesar que semana não deixo ter cuidado
    Uso algum desses produtos e adoro

    ResponderEliminar
  6. A minha rotina nao é muito diferente da tua, só mudam mesmo é os produtos =) Beijinho*

    http://cronicasdasu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Estou ansiosa para acabar com o meu esfoliante da farmavita para experimentar esse do boti lol beijinhosssssssss

    ResponderEliminar
  8. Hi Alexandra! Your hair routine looks very good, I like the stuff you shared, have to try them too!:) Kisses and have a nice day! xo

    ResponderEliminar
  9. Tenho que experimentar o Liso Keratina da Elvive já que estou sempre a esticar o cabelo, pode ser que fique um trabalho mais jeitoso :p

    Gostei muito do teu blog!
    http://galactikmess.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adoei este post* Fiquei a saber coisas que não fazia ideia mesmo :o
    mas então no cabeleireiro que vou fazem mal :o
    deve ser é para estarmos sempre a ir lá xD

    Eu não uso tantos produtos como tu*

    Beijocas****

    ResponderEliminar
  11. A tua rotina é parecida com a minha só muda alguns dos produtos querida..

    Bjokas

    ResponderEliminar
  12. Olá , vou seguir o conselho quanto ao champoo,mascara , e condicionador.Me diz o seguinte depois da mascara actuar enxagua-se ou coloca-se o condicionador por cima?.Quanto tempo dura essa operação toda?

    ResponderEliminar
  13. ai credo tanta coisa! eu so uso champoo, amaciador, e serum, e às vezes até para o serum tenho preguiça!

    xoxo

    ResponderEliminar
  14. Ando muito curiosa com os pré-champôs. Quanto ao resto, já vi que gostas muito da Elvive! :) *

    ResponderEliminar
  15. Eu achava que usava imensa coisa para o cabelo, mas até uso pouco hehehe :D
    Sobre o champoo de Arginina, eu detestei imenso, fez-me o contrario, a queda aumentou e o meu cabelo ficava oleoso ainda no proprio dia. Tenho uma embalagem ainda sem abrir e outra com 3/4 e arrependi-me (ah e comprei o spray --' enfim).
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigado por teres deixado o teu Comentario *.* Beijocas grandes***