9 dicas para esticar o cabelo com alisador!

Olá minhas lindas, como estão a passar o vosso fim de semana?
O meu não tem sido lá grande coisa, quando se pensa que não pode surgir mais problemas, pumba eles aparecem -.-'

Hoje venho com mais um post sobre cabelos que vi num artigo do site Minha Vida, ele é tão interessante e útil que decidi adapta-lo e partilha-lo com vocês!

O maior aliada de quem deseja um cabelo liso sem precisar gastar tempo e dinheiro com cabeleireiros é o alisador, no entanto é precisa ser usada com cautela.  Sem os cuidados básicos, mesmo o uso ocasional do acessório pode estragar o cabelo - vai ficar sem brilho, quebradiço e cheio de pontas duplas. 


1. Lavar e secar bem o cabelo 

Lavar os cabelos - Foto: Getty Images
O alisador apenas deve ser usado com o cabelo seco, basicamente, por dois motivos: o efeito liso aparece melhor e os fios não são danificados com a ação do calor. Se o cabelo estiver molhado, será necessário passar a prancha muitas vezes, o que irá fritar o cabelo.




2. Primeiro esticar o cabelo usando o secador 

Escova - Foto: Getty Images
O uso do secador e de uma escova modeladora dá forma ao penteado. Após este cuidado, o alisador deve ser usada para o acabamento, deixando o cabelo mais lisos (principalmente no comprimento). Nas pontas, é possível dar uma volta suave e criar ondas que dão uma aparência mais natural ao cabelo. Ao Usarem o secador primeiro, os fios ficam mais maleáveis e a prancha desliza melhor.




3. Proteger o cabelo antes

Produto para proteger os fios - Foto: Getty Images
Quando o cabelo ainda estiver molhado, passem um produto termoativado com silicone ou queratina. Em seguida, seque o cabelo com o secador e a ajuda de uma escova. O uso desses produtos evita o frizz porque sela as cutículas do cabelo. Além disso, forma uma película que diminui as agressões causadas pelo calor. 




4. Deslizar a prancha apenas uma vez

Chapinha - Foto: Getty Images
O ideal é passar apenas uma vez e sem parar no meio da madeixa do cabelo. Passar mais de uma vez no mesmo lugar aumenta o ressecamento. Ao dividir o cabelo, comece o alisamento pela parte de trás da cabeça, com os fios da nuca. Vá da raiz em direção às pontas,tendo o cuidado para passar a prancha de uma só vez. Isso evita a formação de ondas e de marcas no cabelo. 




5. Finalizar

Cabelos com finalizador - Foto: Getty Images
Após o alisamento, devem passar produtos com silicone, como gloss para as pontas dos cabelos - jamais aplique na raiz. Esses finalizadores ajudam a reparar os cabelos danificados pelo calor da prancha, aquietam os cabelos partidos ou que ainda não acresceram. Mas cuidado com a quantidade ou o cabelo ganha uma aparência suja, por causa da oleosidade.  




6. Nada de alisamentos todos os dias

Cabelos secos - Foto: Getty Images
O uso diário da prancha irá deixar o cabelo fragilizado. No máximo, use duas vezes por semana e sempre com o apoio de produtos que protegem e ajudam a hidratar o cabelo. Se o cabelo estiver bem lavado e seco no momento de alisar, dificilmente  precisarão de lavá-lo outra vez no dia seguinte. 

O alisamento pode durar dois dias ou mais, evitem os danos do excesso de secador e prancha.



7. Optar por pranchas com temperatura limite 

Chapinha - Foto: Getty Images
Os alisadores profissionais podem ser perigosas se não tiverem experiência. Geralmente, essas pranchas precisam ser reguladas e a temperatura pode ficar muito elevada, a ponto de queimar o cabelo. Por isso, o ideal é dar  preferência às pranchas vendidas para o público geral, que já possuem limite de temperatura automático.  




8. Passar um jato de ar frio

Secador - Foto: Getty Images
Depois do secador quente ou da prancha, passar um jato de ar frio no cabelo deixa os fios mais brilhantes e assentados, quebrando o efeito elétrico de arrepio. Não é necessário escovar o cabelo nesse momento, basta passar o secador rápido, para deixar o cabelo mais solto.  




9. Hidratar sempre

Hidratação - Foto: Getty Images
É unânime entre os especialistas: quem costuma usar alisador precisa de mais cuidados com a hidratação. O tratamento precisa ser feito a cada 15 ou 20 dias, mas pode passar a semanal se os cabelos estiverem muito ressequidos. A hidratação em casa serve como reforço à dos cabeleireiros, que é mais profunda.  




O que acharam destas dicas?



Beijos

Alexandra Santos

18 comentários:

  1. Gostei imenso das dicas, algumas delas ainda não conhecia e dão sempre jeito :)

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Algumas dicas já conhecia e aplico quando estico o meu cabelo, mas outras não tinha ideia! :) Gostei do post.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sao uma maravilha !
    Eu uso prancha a pouco tempo.... Mas comecei a tratar mais do cabelo , uso mascara 2 vezes por semana , uso oleo nutritivo .... spray fortificante...
    Gosto de um cabelo bonito e bem tratado :D

    ResponderEliminar
  4. Achei estas dicas fantásticas!

    Desconhecia completamente o ponto 8, que vou experimentar, sem dúvida!
    E já colocava um termoprotetor, mas podes-me dar exemplos dos produtos a que se refere o ponto 5? Se souberes, claro :)

    Beijinho**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oleee :)

      Claro que sim ^.^
      Existem imenso finalizantes, por norma os óleo de cabelo são finalizantes!
      O que eu estou a usar neste momento é o Óleo Extraordinário L'Óreal Paris Elvive que custa à volta de 12,99€

      Este produto pode ser utilizado:

      Antes do Shampoo: aplicar algumas gotas de Óleo Extraordinário 10 minutos antes de lavar com o shampoo para selar as fibras danificadas e restaurar a pelicula de oleosidade natural do cabelo.

      A qualquer momento: aplicar algumas gotas de Óleo Extraordinário nos fios, a qualquer momento do dia, para um cabelo sem frizz e fios imediatamente nutridos. É útil leva-lo na bolsa para reaplicar quando necessário e, desta forma, ter um cabelo com aparência de recém lavado e ficar com os fios sempre perfumados.

      Como tratamento: no minimo uma vez por semana, aplicar o Óleo Extraordinário por todo o cabelo e depois enrole-o numa toalha morna e húmida para que o produto possa penetrar profundamente. Deixa-o por meia hora e enxagua com água fria para garantir que as escamas capilares fiquem lisas.

      Pré-Escova: o Óleo Extraordinário desenbaraça e disciplina os fios, além de protegê-los do calor. Aplica algumas gotas nos fios húmidos, do meio para as pontas, antes de usar o secador.

      Finalização: após a lavagem do cabelo com shampoo, espalha algumas gotas de Óleo Extraordinário no teu cabelo enquanto ele ainda está húmido. Desembaraça com um pente de dentes largos, começando nas extremidades até acima. Ao longo do dia, algumas gotas também ajudam a manter o teu penteado no sitio.

      Como a tua máscara de tratamento: para uma reconstrução profunda, combina o Óleo Extraordinário à tua máscara de tratamento. Mistura uma pequena quantidade e aplica de seguida no cabelo, massajando. Deixa agir por alguns minutos e enxagua.

      Há também o OLEO DE TRATAMENTO CAPILAR MONOI & ARGÃN do O Boticário de preço 12,99€

      Este produto nutre e hidrata o cabelo ajudando a reparar as pontas e reduzindo o efeito frizz e o tempo de secagem do cabelo.Deve ser aplicado nas mãos com 2 a 3 gotas e espalhado deslizando, suavemente, ao longo dos fios mas não na raiz. Pode ser usado nos cabelos secos para um efeito de finalização ou nos cabelos ainda molhados para os proteger dos danos causados pelo secador.Também podem ser misturadas algumas gotinhas de óleo na máscara capilar para sentir os cabelos ainda mais hidratados.

      Eu dei estes 2 exemplos mas existem muitos nos supermercados, lojas, lojas de produtos profissionais e até de catalogo!

      Espero ter ajudado :D

      Bixuuuuuuuuss
      *********

      Eliminar
  5. Gostei muito das dicas! A uns anos atrás esticava o cabelo todos os dias :s realmente nem sei porque fazia isso, só sei que o cabelo ficou horrível passado um tempo... agora é muito raro esticar! beijinhos**

    http://ourbittersweetaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muito boas eu por acaso seco com o secador primeiro e depois a prancha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Quando tinha o cabelo mais comprido, fazia isto todos os dias....era uma seca e estragava-me o cabelo todo. Boas dicas ;)

    http://nobresonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas amiga!
    Apesar que como sabes o meu cabelo é liso, por demais lol.
    Só uso a chapa, quando o rei faz anos para encaracolar o cabelo, e mesmo assim tenho sempre cuidado;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Hi Alexandra! Thanks for the tips, I have a huge passion for hair!:) Kisses! xo

    ResponderEliminar
  10. Oi Ale!

    Faço uso da chapinha uma vez por semana e sigo exatamente todas essas dicas, inclusive do ar frio depois. Muito bom o post!

    Beijos querida!

    Kika/Blog Acessarte

    ResponderEliminar
  11. Amei as dicas querida, muito boas mesmo..

    Bjokas

    ResponderEliminar
  12. Desconhecia essa do jato de ar frio, estou sempre a aprender:D

    Bijuuuuuuu

    ResponderEliminar

Obrigado por teres deixado o teu Comentario *.* Beijocas grandes***